ADSE: Hospitais privados enviam carta ao Governo a falar em “perdas incomportáveis”

  • ECO
  • 15 Janeiro 2018

Associação envia carta ao Governo indicando que as novas tabelas da ADSE podem pôr em causa o acesso dos beneficiários aos cuidados de saúde.

As novas tabelas da ADSE representam “perdas incomportáveis” para os privados e podem pôr em causa o acesso dos beneficiários aos cuidados de saúde. Quem o diz é a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), que enviou uma carta aos ministros das Finanças e da Saúde, depois de o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE ter validado a nova tabela que deverá entrar em vigor a 1 de março.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Público, mas já no sábado o Expresso tinha adiantado que as unidades privadas de saúde ameaçavam, através de carta enviada ao Executivo, deixar de prestar cuidados aos beneficiários da ADSE. Hoje, o Público precisa que a missiva é semelhante a outra que já tinha sido endereçada ao presidente da CGS, João Proença. Aí, a APHP deixava vários alertas.

As novas tabelas podem colocar em causa a qualidade e acesso dos serviços prestados aos beneficiários e traduzem-se em perdas incomportáveis para os prestadores privados”, refere a carta, que acrescentava que apresentar um “documento unilateral”, que altera “de forma substancial a relação com os prestadores privados, é uma metodologia que claramente não pretende assumir os prestadores como parceiros”.

As novas tabelas podem colocar em causa a qualidade e acesso dos serviços prestados aos beneficiários e traduzem-se em perdas incomportáveis para os prestadores privados.

Associação Portuguesa de Hospitalização Privada

Ao Público, o presidente da ADSE, Carlos Liberato Baptista, afirmou que “foram realizadas várias reuniões com diversas associações representativas de prestadores de cuidados de saúde, entre os quais a APHP”, mas notou igualmente que o instituto “não negoceia qualquer tabela com prestadores individuais ou entidades coletivas” e que só adere quem está de acordo com ela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ADSE: Hospitais privados enviam carta ao Governo a falar em “perdas incomportáveis”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião