Acionista chinês da EDP procura alternativa a Mexia

  • ECO
  • 7 Outubro 2017

A China Three Gorges quer encontrar um nome para substituir António Mexia à frente da EDP até ao final deste ano, para evitar prolongar a incerteza dentro da empresa.

A China Three Gorges, maior acionista da EDP, não quer manter António Mexia à frente da elétrica e já está à procura de uma alternativa para o presidente executivo da empresa.

A notícia é avançada, este sábado, pelo Expresso (acesso pago), que dá conta de que Francisco Lacerda, atual presidente executivo dos CTT, é uma das hipóteses em cima da mesa para substituir Mexia. Contudo, acrescenta o semanário, o presidente da EDP, à frente da empresa há doze anos, não quer deixar o cargo. Aliás, no mês passado, já reafirmou a sua disponibilidade para permanecer à frente da EDP.

Do lado da China Three Gorges, o objetivo será encontrar uma alternativa até ao final deste ano, ainda que a próxima assembleia geral de acionistas da EDP só tenha lugar em abril de 2018. Isto para evitar prolongar a incerteza dentro da empresa.

A pesar no descontentamento do acionista chinês estão as polémicas dos últimos meses. António Mexia foi constituído arguido na investigação do Ministério Público sobre os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) e, mais recentemente, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) concluiu que as produtoras elétricas têm recebido rendas excessivas e quer cortar estas rendas em 167 milhões por ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionista chinês da EDP procura alternativa a Mexia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião