"Para hoje vamos ter ainda um dia com muita nebulosidade, chuva e/ou chuvisco, de um modo geral, em todo o território, neblina e nevoeiros, que poderão persistir em alguns sítios, e depois, gradualmente, a partir do início da manhã, vamos ter uma melhoraria, mas apenas no Algarve", disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Maria João Frada, no sábado, a tendência é para que a chuva "comece a ir embora".

"Vamos ter períodos de chuva fraca ou chuvisco confinados às regiões acima do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até meio da manhã. No sul não se prevê precipitação. Vamos ter uma melhoria gradual do estado do tempo", salientou.

No que diz respeito a domingo, dia das eleições presidenciais, não está prevista precipitação em todo no território.

"No domingo, teremos de um modo geral céu pouco nublado, sem precipitação e, em alguns locais, podemos ter neblinas ou nevoeiros e uma ligeira intensidade do vento. As temperaturas máximas são muito amenas, a variar entre os 15 e os 20 graus, com exceção da Serra da Estrela, onde serão inferiores a 15 graus centígrados", explicou.

No que diz respeito às temperaturas mínimas, segundo Maria João Frada, vão variar entre os 08 e os 12/13 graus Celsius, sendo mais baixas no interior norte e centro.

Quanto ao início da semana, a especialista do IPMA revelou que a precipitação deverá regressar.

"Devido à aproximação de uma superfície frontal fria é provável que regresse a precipitação na segunda-feira. Prevê-se um dia com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros. A probabilidade de que a chuva tenha alguma intensidade é relativamente elevada", adiantou.

De acordo com Maria João Frada, depois da passagem da superfície frontal fria deverá ocorrer uma descida significativa das temperaturas máximas, queda de neve e granizo.

DD // MP

Lusa/Fim