"Aqui, no Delta do Rio das Pérolas, estamos perante uma emergente megacidade de quase 60 milhões de pessoas, caraterizada pelo Banco Mundial como a maior área urbana do mundo, em termos de população e dimensão. Os padrões de desenvolvimento do Delta do Rio das Pérolas vão afetar não só os milhões que vivem na região, como criar um impacto à escala global para o futuro da humanidade e sua relação com o planeta Terra", afirmou Gro Harlem Brundtland.

A enviada especial da ONU para as Alterações Climáticas falava na abertura do MIECF (Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau), que decorre até sábado.

Descrita como a "mãe do desenvolvimento sustentável", a também antiga primeira-ministra da Noruega lembrou que o Ministério do Ambiente da China reportou que o Delta do Rio das Pérolas "é a área mais poluída, ao nível da água e do ar".

"Paralelamente, contudo, fui informada que sete das dez cidades com melhor qualidade do ar na China estão localizadas no Delta do Rio das Pérolas, segundo relatórios de janeiro deste ano", acrescentou.

Em concreto sobre a região administrativa especial chinesa, Gro Harlem Brundtland declarou: "Não há dúvida de que há grandes desafios, e que políticas claras precisam de ser colocadas em prática em Macau, com vista a alcançar o objetivo já traçado de uma cidade verde de baixo carbono".

A mesma responsável descreveu a água, alimentação e energia como "componentes essenciais do desenvolvimento sustentável" e sublinhou a "necessidade de planeamento urbano".

"Muitas cidades, incluindo aqui na Ásia, estão a trabalhar arduamente para promover um futuro sustentável", acrescentou.

"Felizmente, hoje em dia há uma competição em curso para mostrar iniciativas e resultados para melhores cidades, na área dos transportes públicos, soluções de energia e práticas de construção", sublinhou.

Gro Harlem Brundtland referiu ainda que durante muito tempo foi colocada a tónica exclusivamente no financiamento público, defendendo também o envolvimento do setor privado.

FV // PJA

Lusa/Fim