O anúncio foi feito pelo secretário executivo da CPLP, o diplomata moçambicano Murade Murargy, que destacou a iniciativa "nobre" relutante da parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Câmara de Lisboa, cidade onde decorrerá a corrida.

Na presença dos embaixadores dos "nove", Murargy pedi-lhes que encetem esforços para repetir a iniciativa e a campanha nos respetivos países.

A segunda corrida - a primeira ocorreu em novembro de 2014 - terá duas versões, uma caminhada de cinco quilómetros e outra, já a correr, de 10, começando e terminando na Praça do Comércio, e visa angariar fundos para projetos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), esperando a CPLP conseguir angariar cerca de 35 mil euros.

Na primeira corrida, realizada em Cascais, arredores de Lisboa, a organização juntou cerca de 3.000 participantes e conseguiu angariar cerca de 20 mil euros que, com o apoio de patrocinadores, permitiu avançar com o financiamento de dois projetos, um na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, e outro na região de Cacheu, litoral norte da Guiné-Bissau.

O projeto em Cabo Verde, que envolve a Associação dos Amigos da Natureza, está ligado à promoção do desenvolvimento da agropecuária familiar sustentável no Vale da Ribeira da Vinha.

Na Guiné-Bissau, o projeto é liderado pela organização não governamental Ação para o Desenvolvimento (AD) e envolve mulheres pequenas agricultoras nas localidades de São Domingos e Bigene.

Desta vez, disse hoje o diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, espera-se que o próximo projeto a apoiar - há mais 12 - possa ser em São Tomé e Príncipe, onde a Associação HELPO elaborou uma proposta ligada à nutrição e saúde escolar.

Na apresentação, Rui Marques, responsável da Intotum, empresa organizadora, indicou que a caminhada, de cinco quilómetros, vai partir da Praça do Comércio, seguindo pelo Rossio, Restauradores e Marquês de Pombal e regressando, pelo mesmo percurso, ao local de partida.

A corrida terá a extensão de 10 quilómetros, percorrendo o mesmo percurso da caminhada, mas seguirá pela Avenida 24 de Julho até à Avenida Infante Santo, de onde se regressará à Praça do Comércio.

Nos quatro sábados anteriores à data da corrida, que começará às 17:00, a CPLP disponibiliza vários técnicos para os participantes poderem treinar.

Segundo Manuel Lapão, as inscrições para a corrida abrem hoje, através do portal oficial da campanha - http://juntoscontraafome.cplp.org - e as primeiras 500 inscrições beneficiarão de um desconto inicial, pagando cinco euros para a caminhada e oito para a corrida.

Depois, o preço subirá para sete e 10 euros, respetivamente, prevendo-se que, nas últimas duas semanas, as inscrições passem para nove e 12 euros.

JSD // PJA

Lusa/Fim