A CE sublinhou estar a acompanhar, juntamente com a Agência Ferroviária Europeia (AFE), o caso da colisão frontal entre dois comboios que provocou nove mortos e mais de uma centena de feridos.

Os últimos números avançados pela polícia local falam em nove mortos e pelo menos duas pessoas que ainda não foram encontradas pelas equipas de salvamento, sendo uma delas o maquinista de um dos comboios.

As autoridades locais tinham já apontado a existência de mais de 50 feridos em estado grave.

O acidente ocorreu por volta das 06:00 locais (07:00 em Lisboa), na localidade Bad Aibling, no estado da Baviera, cerca de 60 quilómetros a sudeste de Munique.

No local, de difícil acesso para as equipas de salvamento, continuam equipas de resgate com ambulâncias e helicópteros para socorrer os feridos e transportar os casos mais graves para os hospitais, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

O choque frontal dos dois comboios fez com que descarrilassem, não sendo ainda conhecidas as causas do acidente.

O grupo francês Transdev, empresa mãe da companhia Meridian, proprietária dos dois comboios que hoje estiveram envolvidos no acidente, já manifestou o seu choque com o acidente e anunciou o desejo de ver explicadas as causas da tragédia.

SIM // SO

Lusa/Fim