Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), as exportações dos dois grupos caíram 7,1% face ao trimestre anterior e as importações recuaram 9,5% no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo precedente.

A OCDE sublinha que esta diminuição do comércio ocorre num contexto de apreciação do dólar norte-americano e de queda dos preços do petróleo.

Nos Estados Unidos, as exportações e importações caíram respetivamente 7,1% e 4,2% nos primeiros três meses deste ano em relação aos últimos três meses de 2014.

No Canadá os recuos das vendas e compras ao e do exterior foram de 10,9% e de 7,9% em dólares norte-americanos, mas quando avaliadas em dólares canadianos registou-se uma queda de 2,9% das exportações e um aumento de 0,5% das importações.

Os decréscimos no Reino Unido foram similares, com quedas de 12% e de 9,5%, enquanto no Japão as exportações caíram 3,5% e as importações diminuíram 9,8%.

Na zona euro, as exportações e importações registaram quedas significativas na Alemanha (8,6% e 8,2%), em Itália (9,3% e 8,5%) e em França (9,6% e 9,2%), apesar das vendas para o exterior terem aumentado cerca de 1% naqueles três países quando avaliadas em euros.

Nos BRIICS, segundo a OCDE, o comércio da Índia ficou, no primeiro trimestre, no nível mais baixo desde o início da crise, ao registar um decréscimo de 20%, e na China as importações caíram 14,3% contra um recuo menos marcado das exportações (2,7%).

Na Rússia, "devido a uma combinação de fatores", incluindo as sanções europeias, as exportações e as importações também atingiram níveis não alcançados desde o primeiro trimestre de 2009, enquanto na Indonésia e na África do Sul as exportações diminuíram 4,7% e 7,1% e as importações 4% em ambos os países.

MC // ATR

Lusa/Fim