O programa inicia-se na quarta-feira, 04 de março, com uma visita dedicada a Santo António pelo conjunto monumental da igreja de Santo António dos Olivais, que se repete em maio, julho e agosto.

A 25 de março, com repetição em maio, julho, agosto e outubro, é a vez da visita dedicada à Irmã Lúcia, pelo memorial contíguo ao Carmelo de Santa Teresa de Jesus onde a vidente de Fátima cumpriu a sua vida religiosa.

A Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra, dá corpo a um percurso pelo Convento de Santa Clara-a-Nova - igreja, sacristia, claustro, coro-baixo e exposição - o primeiro agendado para 24 de abril, os restantes em junho, julho e agosto.

A temática intitulada "Coimbra dos Escritores", iniciada o ano passado, regressa em 2015 com percursos pedonais, que, de acordo com a autarquia, "dá a conhecer alguns dos criadores literários que passaram pela cidade, divulgando a sua obra e a Coimbra por eles vivenciada": a lista inclui António Nobre (18 de março), Eça de Queirós (15 de junho) e Miguel Torga (24 de setembro).

Na nota de imprensa, a Câmara Municipal frisa que outros temas associados às visitas "contribuem, ainda, para um melhor conhecimento da cidade", nomeadamente em percursos pela Alta (intitulados Coimbra, Um Outro Olhar), onde se destaca "o contexto histórico, arquitetónico e sociocultural da zona, desde há três mil anos até à atualidade", com inicio a 27 de março.

No mesmo dia, tem início a temática "À Descoberta da Baixa de Coimbra", duas visitas com "caminhos distintos que exploram artérias da baixa da cidade menos percorridas", sustenta a autarquia.

"Vivências nos Jardins" é outro tema proposto pela organização e que vai levar os interessados ao Parque Dr. Manuel Braga (19 de maio), Quinta das Lágrimas (5 de agosto), Jardim da Sereia (2 de julho), Jardim Botânico (13 de abril) e Lapa dos Esteios (10 de setembro), onde serão abordados aspetos relacionados com a botânica, fauna, lendas, história e características artísticas e arquitetónicas daqueles espaços naturais e de lazer.

Já a temática "À Descoberta das Fontes de Coimbra" propõe três percursos diferentes, por fontes e chafarizes, em maio, junho, agosto, setembro e outubro.

A autarquia aposta ainda, pela primeira vez em 2015, em percursos pelo património edificado e mobiliário urbano da Arte Nova, a 09 de julho e 04 de setembro.

O programa inclui ainda, entre outros, visitas ao Mosteiro de Santa Maria de Celas - a primeira a 13 de março, as restantes em abril, junho, setembro e outubro - e a temática "A Paixão de Pedro e Inês", em que os amores de D. Pedro e de Inês de Castro serão recordados a 07 de maio e 30 de setembro.

De acordo com a nota da Câmara Municipal, as visitas guiadas - gratuitas com exceção de monumentos e espaços cujo acesso é pago - implicam uma inscrição obrigatória e a adesão de um mínimo de 10 pessoas e de um máximo de 30 participantes.

JLS // SSS

Lusa/fim