A afirmação é do presidente da câmara local, Manuel de Pina, que, num comunicado, destaca a efeméride, atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a 26 de junho de 2009.

Para o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, o estatuto que a cidade tem desde então representou um importante êxito dos diplomatas, técnicos e historiadores nacionais que tiveram de superar diversas dificuldades.

"Graças ao envolvimento e empenho da população, o 'berço da nação cabo-verdiana' tem aprofundado a investigação do seu património histórico e monumental, reforçado a importância e significado do seu turismo cultural que, atualmente, atrai mais de 50.000 visitantes por ano", lê-se no documento.

No mesmo documento, a Curadoria da Cidade Velha considera que a elevação a PMH foi o coroar de um "longo e árduo processo", que contou com a participação de diferentes intervenientes, sendo um momento marcante para a história de Cabo Verde que passou a partilhar o berço da nação e da cultura com toda a humanidade.

"A gestão deste sítio fundamenta-se na necessidade de implementar um modelo participativo, implicando as diferentes partes interessadas, nomeadamente a população residente, perspetivando a conservação do legado histórico-cultural do sítio, a melhoria das condições de vida dos residentes e a fruição turístico e cultural", lê-se.

Os desafios, prossegue-se, passam por melhorar as condições de vida no sítio histórico, sobretudo na área do saneamento, bem como acabar com as várias pocilgas dentro da cidade, a não utilização de casas de banho pelos moradores e a proliferação de resíduos.

Estes aspetos, para a Curadoria, ainda comprometem a imagem da cidade património mundial e destino turístico de referência no contexto nacional.

No entanto, refere que está em curso a atualização do plano de gestão do sítio, promovendo as várias dimensões que comportam a gestão deste bem, desde a reabilitação do património construído (arqueológico e arquitetónico), à reutilização dos monumentos e o turismo.

A ideia é também garantir um maior aproveitamento das potencialidades turísticas culturais, implementar uma agenda cultural diversificada e com benefícios diretos para a comunidade.

JSD. // VC

Lusa/Fim