Durante a visita, Mauro Vieira manterá conversações com o seu homólogo moçambicano, Oldemiro Baloi, e está prevista a "assinatura pelos dois ministros de importantes instrumentos de cooperação bilateral, que consubstanciam a consolidação e o aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre a República de Moçambique e a República Federativa do Brasil", refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros moçambicano.

A visita começa hoje de manhã com uma reunião do ministro brasileiro com o responsável pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, seguindo-se um encontro com o chefe da diplomacia moçambicana.

Na terça-feira, Mauro Vieira visita investimentos brasileiros no país, entre os quais o centro cultural brasileiro e uma fábrica.

Durante o encontro, serão celebrados acordos de instrumentos jurídicos de cooperação, seguindo-se novas reuniões no Ministério da Economia e Finanças e no Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar.

Em Moçambique, está prevista a assinatura de protocolos para a facilitação de investimentos e de vistos de negócios, além de acordos de cooperação técnica, de segurança social e de entendimento sobre energias renováveis. Será ainda criado um grupo de trabalho bilateral para identificar possibilidades de investimento.

PJA/FYB // PJA

Lusa/Fim