"É tempo de recolher e reiniciar a actividade regular da Casa. Recomeçamos com a inauguração do ciclo Transgressões que nos traz uma ópera em estreia mundial, encomenda da Casa da Música, do Réseau Varèse e do Théâtre & Musique Paris. Giordano Bruno, ópera em 12 cenas, retrata parte dos inquietantes factos da vida do filósofo e monge dominicano", pode ler-se na programação para os últimos quatro meses do ano hoje divulgada.

A estreia mundial de "Giordano Bruno", a primeira ópera de Francesco Filidei, dá-se "antes de percorrer os mais prestigiados palcos europeus", com libreto de Stefano Busellato em colaboração com Nanni Balestrini e encenação de Antoine Gindt.

"Mais uma vez vamos fazer ópera na Casa da Musica, para aqueles que vaticinavam que não se faria ópera", disse, na apresentação da programação, o diretor artístico, António Jorge Pacheco.

Também em estreia mundial vai estar "Un calendrier révolu", obra de Emmanuel Nunes, no dia 20 de outubro, aquando do 15.º aniversário do Remix Ensemble.

No primeiro dia de outubro, dia mundial da música, no âmbito do ciclo Transgressões, sobe ao palco uma orquestra de 100 flautas, 100 saxofones e 100 clarinetes, mais de 300 jovens músicos (cerca de 400, precisou o coordenador do serviço educativo, Jorge Prendas) a interpretar trabalhos de alunos do curso de composição da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e a estreia mundial de uma peça de Daniel Moreira.

Os concertos do último quadrimestre iniciam-se com entrada livre na avenida dos Aliados, sexta-feira e sábado, para ouvir a Banda Sinfónica Portuguesa no primeiro dia e a Orquestra Sinfónica do Porto no segundo, a partir das 22:00.

No caso do Outono em Jazz na Casa da Música, este vai levar aos palcos da sala portuense nomes como Kari Ikonen, Myles Sanko, Javier Paxariño, Carla Bley ou Mário Laginha, ao longo do mês de outubro.

Por entre muitos outros espetáculos e atuações, a programação da Casa da Música inclui ainda um concerto pela Orquestra Sinfónica do Porto, no âmbito do ciclo À Volta do Barroco, que vai interpretar "As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz", de Joseph Haydn, com a leitura de textos pelo ator Diogo Infante.

TDI // JGJ

Lusa/Fim