No âmbito das festas estão previstos dez espetáculos, todos às 21:30, e o encerramento agendado para o dia 13 de junho, às 24:00, com um espetáculo piromusical com elementos de luminotecnia, pirotecnia, laser, efeitos especiais e música, na marina de Oeiras, disse à Lusa fonte da organização.

O fadista Nuno da Câmara Pereira, com cerca de 40 anos de carreira, abre o cartaz com um espetáculo no Palco Parque Urbano de Miraflores, em Algés, no dia 29 de maio. No dia seguinte Tiago Bettencourt, que editou no ano passado o álbum "Do princípio", atua no Palco da Feira, no Jardim Municipal de Oeiras. Do alinhamento deste álbum fazem parte, entre outras, as canções, "Aquilo que eu não fiz", "Morena" e "A carta".

No dia 31, neste mesmo palco, tocam os The Black Mamba apresentando um espetáculo em que cruzam o "blues", a "soul" e o "funk". O trio formado por Pedro Tatanka, Ciro Cruz e Miguel Casais, surgiu em maio de 2010, quando editou o álbum de estreia.

O ator e "entertainer" Herman José faz parte do elenco das festas, apresentando, no dia 05 de junho, no palco da Feira no Jardim de Oeiras, "One Herman show".

Herman José apresenta atualmente um programa à tarde, na RTP. Ao longo da carreira fez cinema com Artur Semedo, "O querido lilás", concorreu do Festival RTP da Canção, com "A cor do teu bâton", e fez teatro de revista.

Sobe a este mesmo palco, no dia 06 de junho, uma banda de Tributo aos Xutos e Pontapés.

O ator Ricardo Carriço, com 25 anos de carreira, e que recentemente se estreou nas lides musicais, com o EP "O meu mundo", é o único artista que irá atuar nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, no dia 07 de junho.

O fadista Camané, detentor de três Prémios Amália, entre eles, o de Melhor Intérprete, apresenta o álbum editado em maio, "Infinito presente", no dia 09 no largo 5 de outubro, com a igreja matriz como cenário.

Camané, natural de Oeiras, interpretará alguns fados do seu repertório, com especial incidência no álbum "Infinito presente" que marcou o regresso do fadista aos estúdios, depois de cinco anos ausente, desde "Do amor e dos dias", editado em setembro de 2010.

No dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, atua a fadista Carminho, no Palco da Feira, no jardim.

Os Expensive Soul fecham o cartaz no dia 12 de junho, também no palco da Feira, no Jardim Municipal de Oeiras.

O duo que, musicalmente, aborda o 'hip-hop', 'R&B' e 'Soul/Reggae', é formado por Demo (MC) e New Max, e começou a cantar em 1999, e saltou para a ribalta em 2004 com o álbum "B.I".

Os Expensive Soul atuam com a Jaguar Band que é constituída por Isabel Milheiro, Claudino Pereira, Cati Freitas (coro), Sérgio Marques (baixo), Sérgio Silva (bateria), Andres Tarabbia Pancho (percussão), Lino Matos (guitarra), Gileno Santana (trompete), João Martins (saxofone) e Paulo Gravato (saxofone barítono).

Oeiras localiza-se na região da Costa do Estoril, contando o concelho com cerca de 35.000 habitantes, segundo dados da edilidade, e festeja o feriado municipal no dia 07 de junho, data da atribuição da carta de foral pelo rei D. José, em 1759, uma decisão à qual não foi alheia a ação de D. Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro-ministro do reino e conde de Oeiras, posteriormente também marquês de Pombal.

NL // MAG

Lusa/Fim