Francisco Assis, citado pela Inforpress, falava aos jornalistas após ter sido recebido pelo Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, que promove terça e quinta-feira, primeiro na Cidade da Praia e, depois, no Mindelo (ilha de São Vicente), uma conferência sobre as relações Europa/África e a questão da migração ilegal.

"Cabo Verde deve ambicionar o reforço da cooperação com UE. Só tem de pedir para que nós, europeus, possamos acudir a essas ambições", salientou, indicando que, na conversa com Jorge Carlos Fonseca, abordou também questões ligadas à atualidade, nomeadamente sobre o drama que se vive no Mediterrâneo.

Sobre as relações entre Cabo Verde e a UE, Francisco Assis considerou-as "excelentes" e "um exemplo de bom relacionamento" para outros países africanos.

Apesar de se encontrar em Cabo Verde na condição de eurodeputado, Francisco Assis indicou ter analisado também com o chefe de Estado cabo-verdiano as relações de cooperação com Portugal.

Quando ao tema em debate na conferência, Francisco Assis defendeu que, sendo o europeu um povo emigrante, a Europa tem por obrigação acolher mais imigrantes oriundos da África.

"É evidente que é também preciso contribuir para a estabilização dos países de onde os imigrantes são oriundos. Em alguns casos, estamos a falar de países sem Estado e noutros de países que tem graves problemas financeiros", concluiu.

Além de participar na conferência, o dirigente socialista dará ainda uma Aula Magna no Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde, destinada aos alunos dos cursos de Direito, Ciência Política e Administração Pública e Relações internacionais e Diplomacia.

JSD // EL

Lusa/Fim