O Bankinter informou que vai pagar cerca de 100 milhões de euros pela aquisição da operação do Barclays em Portugal, que inclui os segmentos de banca de retalho, banca privada e banca de empresas.

O banco espanhol adiantou, em comunicado, que o negócio de retalho do Barclays Portugal integra uma carteira de créditos de 4.881 milhões de euros, 2.936 milhões de euros em ativos geridos em contas extrapatrimoniais, uma rede de 84 balcões, uma equipa de mil colaboradores e 185 mil clientes, dos quais 20.300 são empresas.

De fora da aquisição, ainda segundo o texto do Bankinter, ficou o negócio da banca de investimento e cartões, bem como um pequeno número de clientes corporativos da entidade, que continuarão a ser geridos pelo Barclays.

O negócio também incluiu os seguros de vida e pensões em Portugal, com a Bankinter Seguros de Vida, empresa controlada em 50% pelo Bankinter e pela Mapfre, a adquirir a operação em Portugal do Barclays, por 75 milhões de euros. A sucursal portuguesa do Barclays Vida y Pensiones, que gere mais de mil milhões de euros em ativos, obteve 150 milhões em prémios e 12,7 milhões de euros de lucro líquido em 2014.

RN (IM) // JPS

Lusa/fim