"O Conselho de Diretores Executivos do Grupo Banco Mundial aprovou hoje um crédito no âmbito da Associação para o Desenvolvimento Internacional no valor de 50 milhões de dólares", lê-se no comunicado disponível no site do Banco Mundial.

No documento, o Banco Mundial refere que "a competitividade da agricultura moçambicana tem aumentado ao longo dos anos, mas o setor é largamente caracterizado pela baixa produtividade"

A instituição defende que o setor tem que ter mais "participação do setor privado, investimentos públicos" e beneficiar de "um ambiente empresarial favorável".

"Esta operação visa resolver alguns problemas fundamentais das reformas políticas e institucionais prioritárias para lidar com os constrangimentos que o setor da agricultura em Moçambique enfrenta", disse o diretor do Banco Mundial para Moçambique, Madagascar, Maurícias, Seicheles e União das Comores, Mark Lundell.

A agricultura, concluiu, "oferece uma abrangência suficiente para diminuir as persistentes disparidades de rendimento entre as áreas rurais e urbanas, e para reduzir a pobreza em regiões que beneficiaram pouco dos ganhos económicos dos últimos anos".

MBA //APN

Lusa/Fim