A medida consta do comunicado final da reunião mensal do Conselho de Política Monetária do BNA, realizada hoje, em Luanda, destinada a avaliar a situação económica angolana no mês de maio.

A taxa de juro em Angola esteve fixada até julho de 2014 em 8,75%, após um corte de meio ponto percentual. Aumentou a 27 de outubro de 2014 para 9% ao ano e em março último mais 0,25 pontos percentuais.

Sobe agora para 9,75% ao ano, após o CPM ter "analisado a evolução dos fatores que determinam o comportamento do nível geral de preços", lê-se no mesmo comunicado, a que a Lusa teve acesso.

A forte quebra na cotação internacional do petróleo, principal fonte de receitas fiscais em Angola, está a condicionar o desempenho da economia angolana, refletindo-se na redução do investimento público e na subida dos preços.

O BNA concluiu que a taxa de inflação em maio, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da província de Luanda, foi de 1,21%, superior em 0,59 pontos percentuais à do período homólogo de 2014.

Já a inflação dos últimos 12 meses disparou para 8,86%, superior em 0,63 pontos percentuais comparativamente ao mês anterior, de acordo com a informação do banco central angolano.

O Conselho de Política Monetária decidiu ainda aumentar a taxa de juro de Cedência de Liquidez de 10 para 10,5% ao ano, mantendo a taxa de Absorção de Liquidez em 0%.

Na análise à evolução mensal da política monetária e atividade económica em dezembro, o BNA identificou que a taxa 'LUIBOR Overnight' se situou em 6,25% ao ano, enquanto nas maturidades de três e 12 meses se fixou, respetivamente, em 8,39% e 10,0%.

PVJ // JPS

Lusa/Fim