Com coreografia, dramaturgia e seleção musical de Olga Roriz, o espetáculo tem cenografia de João Mendes Ribeiro, figurinos de Mariana Sá Nogueira e desenho de luz de Cristina Piedade.

"Pedro e Inês", estreado pela CNB em 2003, regressa ao palco do Teatro Camões, em Lisboa, de 08 a 24 de outubro, e, segundo a companhia, fará uma digressão pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, nos dias 29 e 30 de dezembro.

O bailado é inspirado na tragédia amorosa entre D. Pedro I e D. Inês de Castro, contrariada em vida pelo pai do monarca, o rei D. Afonso IV, e que acabaria em assassinato e vingança.

Uma história que, segundo escreveu Olga Roriz num texto a propósito da obra, é "mortal e imortal, cheia de segredos transparentes, de meandros obscuros, de interesses privados, poder, defesas, fronteiras e, sobretudo, de uma louca e incondicional paixão".

O espetáculo põe de parte a questão política do enredo, centra-se no drama passional e apresenta Pedro e Inês em sucessivos ´flashbacks´ entre a fantasia e a realidade.

A nova temporada da CNB vai até julho de 2016, pontuada por estreias de outros criadores portugueses como Rui Lopes Graça e Victor Hugo Pontes, uma digressão nacional e outra internacional, com "Orfeu e Eurídice", de Olga Roriz, na Alemanha.

Sophia de Mello Breyner Andresen deu o mote à temporada anterior, enquanto a nova temporada é inspirada por outra poetisa, Adília Lopes.

O ensaio geral solidário do espetáculo "Pedro e Inês" realiza-se a 07 de outubro, às 21:00, no Teatro Camões, e a receita de bilheteira irá reverter a favor da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21), do Centro Diferenças e da Associação de Trissomia 21 (AVISPT21), de Viseu.

AG // SO

Lusa/Fim