Nesta meia-final, disputada na cidade de Newcastle, no estado de Nova Gales do Sul, a equipa anfitriã mostrou cedo argumentos: aos três minutos, já vencia com um golo do central Trent Sainsbury e, aos 14, fez o 2-0 através do lateral esquerdo Davidson.

Os australianos vão encontrar-se na final, a disputar no sábado em Sydney, com a Coreia do Sul, que venceu a competição em duas ocasiões, em 1956 e 1960, e que na outra meia-final, na segunda-feira, bateu o Iraque, também por 2-0.

Para a Austrália, que perdeu em 2011, em Doha, a final frente ao Japão (1-0 no prolongamento), é a segunda oportunidade de chegar a um troféu que nunca conquistou.

Na edição deste ano da Taça Asiática, a decorrer na Austrália, o Irão, do treinador português Carlos Queiroz, perdeu nos quartos de final com o Iraque, no desempate por penáltis, após o 3-3 registado no final do prolongamento.

A seleção iraniana apresentou um protesto formal, defendendo que o médio Alaa Abdulzehran tinha falhado um controlo antidoping no último ano, quando atuava por um clube iraniano, mas o comité disciplinar da AFC considerou que não tinha fundamento.

RPM (PA) // PA

Lusa/fim