"Não queremos ser conotados com partido algum", justificou, após uma reunião da direção, acrescentando que a estrutura decidiu, no entanto, manter a manifestação para o último dia de campanha eleitoral, para "demonstrar o descontentamento" dos militares da GNR perante a falta de aprovação do novo estatuto profissional da corporação.

A manifestação será em Lisboa, em local a designar, adiantou.

César Nogueira disse que se mantêm as ações de pedagogia e prevenção em curso, que, na prática, consistem em passar menos multas aos condutores.

Tanto a manifestação como as ações de protesto na campanha eleitoral, inclusivamente em sítios próximos dos eventos políticos onde esteja a coligação que sustenta o Governo (PSD/CDS-PP), tinham sido anunciadas, na segunda-feira, por quatro associações sindicais da GNR, incluindo a APG/GNR.

Uma das ações que estava prevista era no domingo, em Castelo de Vide, no encerramento da Universidade de verão do PSD.

O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o novo estatuto profissional da PSP, tendo invocado ausência de condições na atual legislatura para concluir e aprovar o novo estatuto da GNR.

Alegou também a necessidade de as suas disposições terem que se adequar ao estatuto das Forças Armadas, recentemente revisto, uma vez que a GNR é uma força de segurança militarizada.

ER (CP/FP) //GC

Lusa/Fim