A iniciativa da Câmara Municipal do Sabugal inclui recriações históricas, um mercado de época, tabernas, animação, torneios a cavalo, demonstrações de artes e ofícios, um acampamento militar, jogos medievais e espetáculos, entre outras atividades.

Segundo a autarquia presidida por António Robalo, "Muralhas com História" é um evento temático que mostrará aos visitantes "uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval".

"Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão", justifica.

A autarquia sublinha, ainda, que o cenário da edição de 2016 do evento - o interior das muralhas da aldeia histórica de Sortelha - permite "aproveitar o património dando-lhe vida, criando um ambiente ímpar e de forte expressividade".

A fonte refere que a edição deste ano transportará os visitantes para o espírito trovadoresco dos séculos XIII-XIV, "uma vez que a Idade Média é a época do trovador, do cantor que deambula de terra em terra à procura do seu sustento".

"Que rei ou reis nos visitarão nesta incursão pela Idade Média? Certamente Dom Dinis, rei Lavrador e Trovador também, um rei que é tão caro a estas terras do Sabugal", adianta a organização.

Do programa do evento, destaque para os espetáculos "Lenda das Lendas" (hoje, às 21:30) e "Trovas e Provas a Dona Isabel" (20:45, domingo), encenados pelo Grupo Anel de Pedra, e para o concerto do grupo Galandum Galundaina (21:30, sábado).

A Câmara Municipal do Sabugal sugere aos visitantes que se desloquem para a aldeia de Sortelha em transporte coletivo gratuito, utilizando o autocarro que fará o percurso de ida e volta, entre a cidade do Sabugal e aquela localidade.

O evento "Muralhas com História" decorre hoje das 18:00 às 24:00, no sábado das 12:00 às 24:00 e no domingo das 12:00 às 22:30.

ASR // JLG

Lusa/fim