O seminário está agendado para uma unidade hoteleira de Bissau e faz parte do programa de visita de um dia à capital do líder do Governo português, Pedro Passos Coelho.

O objetivo do seminário é discutir as afinidades "entre os dois países, numa perspetiva empresarial", sob o título "Guiné-Bissau e Portugal: reforçar relações económicas", com a participação do primeiro-ministro guineense Domingos Simões Pereira, anuncia a AICEP.

Para além do seminário, o dia da cerimónia oficial de inauguração da delegação ainda está a ser ajustado como parte do programa de estadia do presidente do AICEP, Miguel Frasquilho, que tem chegada prevista a Bissau para dia 03.

A abertura em Bissau faz parte da estratégia de alargamento da Agência que a partir deste ano estará presente também na Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

"Trata-se de um passo que irá ser dado e que consta do nosso plano estratégico, no sentido de reforçar a nossa presença no importante espaço da lusofonia", anunciou Frasquilho no final do último ano.

O crescimento da economia da Guiné-Bissau em 2015 deverá superar os números do último ano e a tendência crescente deverá continuar nos próximos anos, de acordo com dados divulgados esta semana pelo Conselho Nacional de Crédito guineense.

"Globalmente, a atividade económica registou uma melhoria durante o primeiro trimestre de 2015. Se esta tendência prosseguir, o crescimento económico poderá atingir 4,7% em 2015 contra 2,9% em 2014", anunciou aquele órgão.

O Conselho Nacional de Crédito junta membros dos setores público e privado guineenses, que se reúnem regularmente para avaliar a economia nacional.

O crescimento previsto "será apoiado pelos investimentos públicos em curso, nomeadamente a reabilitação das vias urbanas de Bissau e a melhoria no fornecimento de energia".

Ainda segundo o Conselho Nacional de Crédito, "a taxa de crescimento do PIB real é projetada para 4,8% em 2016 e 5% no período 2017-2018".

LFO (MBA) // APN

Lusa/fim